Palhoça / SC - segunda-feira, 29 de abril de 2024

Orientações para cessação do tabagismo

Orientações para ajudar você a parar de fumar (mudança comportamental):



- Se der vontade de fumar, pare o que está fazendo e mude de assunto. Por exemplo: se está vendo televisão e deu vontade de fumar, desligue a televisão e vá: arrumar um armário, ligar para algum amigo, tomar um banho enfim, se concentrar em outra atividade e esquecer do cigarro.


- Beba bastante água fria ou gelada e mais um copo cheio quando tiver vontade de fumar, pois às vezes é só sede e não vontade de fumar. Quando você fuma a boca saliva, e quando você bebe água, o cérebro entende que a sede acabou e a vontade de fumar também acaba!


-JOGUE FORA: cinzeiros, isqueiros e cigarros. Não tenha nenhum cigarro escondido porque na hora da fissura dará tempo prá você mudar de assunto, distrair-se, beber água etc.



- Faça atividade física que ajuda a relaxar e faz bem ao organismo. Pode ser meia-hora de caminhada diária, já fará um bem enorme à sua saúde. 


- Evite: café, bala de café, café com leite e chimarrão; pois quaisquer destes sabores na boca "chamam" o cigarro. Assim você evitará muiro sofrimento desnecessário de ter que se segurar prá não fumar.


- Faça palitos de: pepino, cenoura, salsão e leve pro carro, prá frente da televisão; assim na hora que der vontade de fumar você os colocará na boca e não engordam, além de fazerem bem à sua saúde!


- Nunca é tarde prá se parar de fumar! Estudos mostram que há benefícios prá saúde em qualquer idade que você parar.


- O álcool também deve ser evitado, principalmente a cerveja que também "chama o cigarro". Prefira um destilado, mas SÓ UM, não vários, senão você acaba se esquecendo que parou de fumar e se engana pensando: "só hoje". Não existe "só hoje", isto é uma desculpa para novas recaídas, cuidado!!! Fumar é um vício, como o alcoolismo. Mesmo depois de anos, o cérebro do viciado(seja em álcool, drogas ou cigarro) é capaz de reconhecer prazer no caso do fumar e o vício voltará a ser diário. NÃO EXISTE FUMAR DE VEZ EM QUANDO PRÁ QUEM É VICIADO EM NICOTINA, o risco de recaída é altíssimo!!!



- Mesmo se você teve uma recaída, NÃO se envergonhe! Tente novamente! SÓ CONSEGUE QUEM TENTA!